Não se sabe ao certo se a aliança surgiu entre gregos e romanos ou entre os hindus. Os romanos acreditavam que, no quarto dedo da mão esquerda, passava uma veia ligada diretamente com o coração, daí a razão da aliança ser usada nesse dedo. O fato é que essa joia é o símbolo da união e do amor do casal, e seu uso apenas começa no dia do casamento.
Em meio a tantas preocupações na hora de organizar o casamento a escolha das alianças não pode ficar em segundo plano.
Embora possa não parecer complicada, a etapa da escolha das alianças do casamento, é importante e delicada sim, principalmente quando se envolve estilo.
Para te ajudar nesta empreitada, separamos algumas dicas super valiosas, para você não errar na escolha das suas alianças 😉
1. quando devo começar a pesquisar?
Inicie as pesquisas com pelo menos 4 a 5 meses antes de seu casamento, principalmente se optarem por modelos personalizados, feitas à medida, ou feitas especialmente para vocês. Se pretenderem fazer uma gravação da data de casamento, esta pode demorar até um mês, por isso acrescentem mais este tempo.
Mas se não faz questão de modelos personalizados, é preciso pelo menos dois meses para pesquisar a forma, o tipo e o preço das alianças. Este período de tempo será importante para selecionarem duas ou três alianças de casamento que tenham se encantado, revendo-as e experimentando-as diversas vezes. E se estiverem com muita pressa podem sempre comprar as alianças e questionar a possibilidade de as trazerem mais tarde para gravar.
Dica extra: Escolha um modelo bonito, confortável e durável. O casal pode escolher junto, ou o seu noivo pode querer fazer uma surpresa. Para isso, a dica é que ele fique atento ao seu gosto em relação a joias e saber o número de anel que você usa.
2. pesquise em joalherias de confiança
Faça uma lista de joalherias competentes e de confiança, ou recomendado por amigos; perguntem sempre pelo certificado do ouro, do diamante, com a medida da pedra, peso, corte e qualidade. Considere o corte do diamante a característica mais importante, pois é o que determina o seu brilho. Pesquise sobre valores de investimento, sobre a qualidade do material utilizado, sistema de garantia, troca etc.
O joalheiro poderá lhe ajudar a escolher o modelo de acordo com a sua personalidade, bem como os metais preciosos candidatos, e ainda te auxiliar a manter-se dentro do seu orçamento. Nele você também obter informações detalhadas sobre os metais de pureza e facilidade de transporte. Geralmente, quanto maior o grau de pureza de metais preciosos, mais valiosos são os anéis.
No litoral paulista, você pode encontrar lindos modelos de alianças aqui na Tic Tac Joias e Relógios em São Vicente.
3. investimento
As alianças devem ser consideradas tão importante quanto o vestido do casamento, a final, como já dissemos este será o maior símbolo deste rito de passagem que ficará marcado por toda vida. Por isso, já os inclua suas pesquisas de preços no investimento total do casamento.
Quanto aos preços, não se esqueçam que vai depender muito do local e do material. Mas modelos anatômicos e mais leves costumam ser os mais baratos. Já as alianças de diamantes são as mais caras.